sábado, 15 de junho de 2013

HIPOTERAPIA - UM CAMINHO PARA A REABILITAÇÃO......



Iniciamos na passada semana as sessões de Hipoterapia integradas no Protocolo de Reabilitação Intensiva "Rehab 4 Life". O Marcos Fanico foi o nosso 1º Menino a conheçar o Intensivo. Fica aqui um pequeno filme dos momentos passados. O Marcos e a Mãe Carla Fanico estão de Parabéns!

A quem se destina a Hipoterapia?
Pessoas que apresentem: Atrasos gerais no desenvolvimento neuropsicomotor; Atrasos mentais; Autismo; Desordens emocionais; Dificuldades de atenção, fala, aprendizagem e comunicação; Distrofia muscular; Distúrbios visuais e/ou auditivos; Epilepsia; Esclerose múltipla; Espinha bífida; Hiperactividade; Paralisias; Perda de mobilidade; Problemas de adaptação social; Reabilitação de acidentes; Reabilitação de doenças psicossomáticas; Síndrome de Down; Traumas craneo-encefálicos.

Quais os benefícios da Hipoterapia?
A Hipoterapia trás benefícios a nível físico, mental, social e emocional; O cavalo proporciona ao cavaleiros movimentos semelhante à marcha humana, que leva a melhorias a nível do equilíbrio, postura, controle motor, mobilidade.
Melhora a concentração, o processamento dos pensamentos, a habilidade para articular as emoções e orientação espacial. Proporciona uma boa relação entre o participante com o cavalo, instrutor, voluntários e demais técnicos envolvidos no processo. Ajuda também no desenvolvimento da confiança. Melhoria da circulação sanguínea e do funcionamento do sistema respiratório. Aumento da motivação e aprendizagem de novas competências. Desenvolvimento da flexibilidade do participante. Neste tipo de terapia, os indivíduos portadores de deficiência experienciam independência.

Quem não deve praticar Hipoterapia?
Pessoas que apresentem uma coluna instável, tumores na coluna, deslocamento na anca, deslocamento de vértebras, vertigens, etc

Quais os técnicos envolvidos?
A Hipoterapia pretende-se multidisciplinar, pelo que deve envolver fisioterapeutas, professores do ensino especial, pais e equitador. Antes do indivíduo iniciar esta terapia, tem de passar por uma bateria de testes médicos que aprovem o recurso à Hipoterapia.

Hipoterapia individual
Além das sessões em grupo, também trabalhamos a nível individual com alguns indivíduos com deficiência. Moldamos estas sessões em função das necessidades específicas de cada caso, por exemplo usando um pónei em vez do cavalo. Temos assistido a vários casos de progressos fantásticos, que aconteceram graças à interacção com os cavalos. Pessoas com diversos tipos de deficiência podem beneficiar da hipoterapia, por exemplo paralisia cerebral, paraplegia, síndroma Down, síndroma de x frágil, síndroma de Willson, deficiência mental e outras patologias de origem genética.

Quer ajudar?
Se tiver interesse em ajudar como voluntário ou patrocinador, entre em contacto connosco!

Geral@icrehab4life.com

Sem comentários:

Publicar um comentário