sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CASOS DA SEMANA - GABRIEL, ANJO DE ESPERANÇA

  O Gabriel nasceu dia 30.06.2010 ás 19:58 horas, no Hospital CUF DESCOBERTAS em Lisboa, com 3,015 kg, uma gravidez perfeitamente normal e acompanhada desde o inicio ao fim, apesar de nascer com 35 semanas e 4 dias, foi um parto perfeitamente normal. 



  Tudo normal até por volta dos 5 meses, quando alertados pelo Pediatra Dr. Luis Varandas do Hospital Dª Estefânia que algo não estava bem, devido a não segurar bem a cabeça e não ter força no tronco, ter o corpo muito mole em contraste com força em demasia nos membros superiores e inferiores, é uma criança que não anda, não senta sem apoio, tem muita espasticidade nos membros superiores e inferiores, tem grandes dificuldades motoras, pronuncia algumas palavras, tem muita dificuldade em comer e dormir. 

  Desde ai logo fomos referenciados pelo mesmo médico para a Neuropediatra do mesmo Hospital, Drª Rita Silva, que passou então a acompanhar o caso do nosso pequeno. Desde então começamos uma longa batalha pela descoberta do porquê de todos estes sintomas no nosso filho, já fez duas Ressonâncias Magnéticas Crânio Encefálicas com Tractografia, Punção Lombar para estudo do liquor, Estudo Metabólico, inumeras análises de sangue e urina, algumas enviadas para o estrangeiro e mesmo assim no momento actual não é conhecida a causa da sua doença neurológica, continuando em investigação. 

  Foi referenciado á unidade local de Intervenção precoce, sendo acompanhado por uma Técnica de Psicomotricidade, a Cristina desde os 9 meses até aos dias de hoje. Fez Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Hidroterapia no Hospital do Litoral Alentejano, do qual teve alta. Na junta médica para avaliação de incapacidade realizada em Janeiro deste ano foi dado um grau de incapacidade ao Gabriel de 91%. Também é acompanhado no Centro de Paralisia Cerebral de Beja pela fisiatra Drª Teresa Gaia e Terapeuta Ocupacional Graça, mas muito esporádicamente devido ás burocracias. Temos vários equipamentos adaptados para trabalhar com o Gabriel, alguns emprestados pela Intervenção Precoce que nos tem ajudado muito e outros adquiridos por nós, temos um quarto ginásio para trabalharmos com o Gabriel na sua recuperação. 



  Recentemente estivemos em Faro durante um mês a fazer Terapias Intensivas com o Gabriel no Centro Clinico de Reabilitação Intensiva do Algarve Rehab 4 Life, foram 21 dias úteis, 84 horas de reabilitação multidisciplinar dividas por 4/5 horas diárias, com Fisioterapia, Fisioterapia Cubana, Hidroterapia, Hipotetapia, Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, consultas de Psicologia Familiar e consultas de reabilitação motora, com os Fisioterapeutas Mario Afonso, Yarian Yari, Terapeuta da Fala Ana Clarinda, Terapeuta Ocupacional Tiago, Psicóloga Vanessa, Fisiatra Dra. Katia, onde foram alcançadas pequenas grandes evoluções. O Gabriel recebeu pela primeira vez a administração de toxina botulínica ( botox ), nos membros superiores e inferiores no Hospital de Faro com melhorias consideráveis na postura e na espasticidade

  Todas estas deslocações, estadias, tratamentos, consultas, exames, terapias, equipamentos, medicamentos, talas de mãos e pés são custos muito elevados, seria impossível sem as ajudas que já tivemos e espero continuemos a ter conseguir realizar, já estamos a tentar organizar a ida do Gabriel para fazer o 2º ciclo de mais um mês de terapias intensivas em Faro.



geral@icrehablife.com
Cumprimentos ,
Equipa Rehab4LIfe


Sem comentários:

Enviar um comentário