sábado, 15 de junho de 2013

Snoezelen – o que é?


Snoezelen é um ambiente seguro e acolhedor. Snoezelen permite que crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras limitações, possam usufruir da estimulação sensorial.


A sala Snoezelen
É um ambiente multissensorial que permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem recorrer às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais de cada participante.

Cada participante de Snoezelen experimenta auto-controle, descobre a autonomia, reduz a inibição, melhora a auto-estima e reduz a tensão, permitindo o relaxamento e a recuperação, entre outros benefícios.

A origem do Snoezelen
Remonta aos anos 70, pela mão de dois terapeutas que trabalhavam num centro destinado a pessoas com deficiências e incapacidades. Quando surgiu destinava-se unicamente para pessoas com deficiências profundas, para que pudessem ocupar de forma estimulante os seus tempos livres.

No entanto, com o passar do tempo sofreu modificações , o que permite reconhecer a sua validade em todas as áreas de intervenção e de trabalho social, a nível de dificuldades de aprendizagem, com idosos, no autismo, síndrome de down, síndrome de asperger, etc.


www.icrehab4life.com
https://www.facebook.com/REHAB.4.LIFE
Geral@icrehab4life.com

Sem comentários:

Enviar um comentário